sábado, 15 de novembro de 2014

Excalibur, de Bernard Cornwell - Resenha



Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Gênero: Medieval, Guerra, Fantasia

529 páginas


Excalibur


Excalibur é o terceiro e último livro da trilogia As Crônicas de Artur (The Warlord Chronicles) — iniciada em O Rei do Inverno (The Winter King) e continuada em O Inimigo de Deus (The Enemy of God) — e foi escrito pelo autor britânico Bernard Cornwell, tendo sua edição original publicada pela primeira vez no ano de 1997 pela editora Penguin Group. No Brasil, o livro foi publicado pela primeira vez no ano de 2003 pela editora Record.

Cuidado com possíveis SPOILERS dos livros anteriores a seguir:

A trama


Sinopse:

"Nesse último episódio, a Britânia está mergulhada em trevas profundas. O Rei Mordred governa com mão-de-ferro, e Artur, separado de Guinevere após ser traído por ela, vê seus sonhos de paz desmoronarem. Em sua eterna luta para unir todo o reino, Artur enfrenta inimigos poderosos e inesperados: os antigos Deuses britânicos, que poderão ser combatidos apenas com a conversão de Artur ao cristianismo. Um conflito que tem seu clímax na Batalha do Mynyd Baddon, um combate memorável que originou as lendas em torno de Artur que chegaram até os nossos dias.

Excalibur encerra a trilogia iniciada com O Rei do Inverno, levando aos leitores a vida de Artur e seu mundo com uma nitidez espantosa, jamais conseguida em outras narrativas. É a história de um homem que luta por seus ideais em uma era brutal, prejudicado por suspeitas e magias do passado, rodeado por intrigas, e que depende apenas de sua habilidade na guerra e do talento para a liderança um romance empolgante que revela fatos históricos sobre Artur e seu mundo, imortalizados por bardos que há séculos cantam e contam as aventuras do maior herói de todos os tempos."


Como eu já citei nas minhas resenhas de "O Rei do Inverno" e "O Inimigo de Deus", a trilogia d'As Crônicas de Artur tratam a história do famosíssimo Rei Artur de uma maneira mais crível e realista (aos moldes d'As Crônicas de Gelo e Fogo), sem magia e muito mais cruel onde reis estupram mulheres e saem impunes, por exemplo.

Em "Excalibur" o clima é sombrio, onde Artur reina a Dumnonia amargamente depois dos acontecimentos do livro anterior e prepara para lidar com a grande guerra que irá acontecer agora que os dois reis saxões, Aelle e Cerdic, uniram suas forças e se preparam para invadir a Britânia num ataque avassalador. Ao mesmo tempo, Merlin e Nimue fazem os preparativos para o grande ritual que trará os antigos Deuses de volta à Britânia e um grande inimigo surgirá de onde menos se espera. Esse é o enredo final d'As Crônicas de Artur.

Em reta final, empolgante e imprevisível


"Excalibur" é imprevisível e muito empolgante, prendendo o leitor enquanto ele vira as páginas sempre querendo mais. Tudo se resolve aqui e esse é, de longe, o livro mais intenso da trilogia.

Ao contrário de seus antecessores, "Excalibur" não sofre de monotonia nas suas primeiras páginas e tudo flui muito bem. Cornwell vai preparando o terreno na primeira parte do livro para explodir com tensão e reviravoltas nas três partes seguintes.

A narrativa ainda é feita por Derfel Cadarn, em primeira pessoa, e continua sendo extremamente descritiva, característica marcante do autor.

Tudo é muito bem-construído, você se importa com os personagens e se desespera quando algo de ruim acontece. Há momentos de fúria, momentos tristes e momentos bonitos, tudo muito bem detalhado pelo autor. Entre algumas coisas que posso ressaltar do meu gosto pessoal, está a capacidade de Cornwell de te fazer odiar um personagem de quem você já sentiu pena e compaixão antes.

Não há muito o que dizer aqui, exceto de que é impossível não se envolver com os personagens. Como diz uma resenha da Aline Welinsky no Skoob: "É impossível não se envolver com a história de Derfel e Ceinwyn, se entristecer com Tristan e Isolda, sentir raiva de Lancelot, rir com Merlin, sentir arrepios por Nimue e querer pessoalmente castrar, destruir e esmigalhar Mordred."

Vale a pena?


Com toda a certeza do mundo!

Se você ainda não leu os dois outros livros, você não tem ideia do que está perdendo! E, se você já leu os outros livros, corra atrás de "Excalibur" para ver o desfecho impressionante que dá fim à história de Derfel e Artur. Um livro recheado de reviravoltas, traições e cenas de tirar o folego merece toda a atenção dos leitores, principalmente aqueles que já simpatizam com histórias medievais e guerras entre reinos. Você tem que ler As Crônicas de Artur.



Outras capas:




0 comentários:

Postar um comentário