segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Whiplash: Em busca da perfeição — Quando um filme vira uma obra de arte (Crítica)



Whiplash: Em busca da perfeição (Whiplash) é uma obra de arte em meio à enxurrada de blockbusters que atacou no ano passado e vai começar a dar as caras nesse ano.

Dirigido pelo novato Damien Chazelle (O Último Exorcismo: Parte 2 e Toque de Mestre) e estrelando Miles Teller (Finalmente 18!, Namoro ou Liberdade e Divergente) e J.K. Simmons (Jobs, Homem-Aranha e Homem-Aranha 2), "Whiplash" conta a história de Andrew (Miles Teller), um jovem baterista que tem como ídolo o grande mestre da bateria Buddy Rich. Andrew tem o sonho de não ser apenas um bom baterista, ele quer ser conhecido como o melhor baterista de sua geração. Um dia, ele chama a atenção do professor de jazz Terence Fletcher (J.K. Simmons), que o convida para fazer parte de sua orquestra (e também orquestra principal) do conservatório Shaffer, a melhor escola de música dos EUA. A partir daí, Fletcher literalmente acaba devorando Andrew. Essa convivência de Andrew com Fletcher acaba levando o garoto a transformar seu sonho em uma verdadeira obsessão, levando-o ao limite, fazendo de tudo para conquistar seu sonho, mesmo que isso ponha em risco seus relacionamentos e até sua saúde, tanto física quanto mental.




Não há muitas palavras para explicar esse filme. Além de um roteiro impecável, a atuação de Teller é sensacional. E é muito bacana ver como o ator evoluiu bastante de uns tempos para cá. Sem contar que o ator é baterista na vida real (desde os 15 anos) e isso o tornou único para o papel. Seu talento nesse filme é inegável.

Mas, querendo ou não, todos os holofotes vão para o Terence Fletcher de J.K. Simmons. A sua atuação em "Whiplash" é simplesmente espetacular. Ele se entrega completamente ao papel e, em poucos segundos, ele consegue te fazer odiar seu personagem para todo o sempre. E isso é ótimo! Se tem um cara que merece demais aquele Oscar de melhor ator coadjuvante, J.K. Simmons é ele.

A trama, como já disse acima, trata da busca da perfeição na música e tudo o que Andrew terá que passar enquanto lida com Fletcher. Trazendo sequências muito bem construídas de momentos de desespero e pressão, a trama de "Whiplash" é fantástica.




Com uma trama fantástica, atuações espetaculares, direção impressionante e uma trilha sonora absolutamente incrível, "Whiplash" explora perfeitamente as emoções de um músico conturbado em seu desejo de ser grande e reconhecido e seus problemas em lidar com seus pais e expressar a eles o seu amor pela arte. "Whiplash: Em busca da perfeição" é uma batalha psicológica entre duas pessoas que defendem suas posições e opiniões fortemente e vê-las colidir é ótimo e resulta em uma das melhores atuações vistas por aí.

"Whiplash: Em busca da perfeição" não foi vencedor do Sundance Festival 2014 à toa. É uma obra de arte e com certeza um merecedor do Oscar de melhor filme.


NOTA FINAL: 5/5

0 comentários:

Postar um comentário